quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Aparências

Não acuse o irmão que parece mais abastado. Talvez seja simples escravo de compromissos. *Não condene o companheiro guindado à autoridade. É provável seja ele mero devedor da multidão. *Não inveje aquele que administra, enquanto você obedece. Muitas vezes, é um torturado. *Não menospreze o colega conduzido a maior destaque. A responsabilidade que lhe pesa nos ombros pode ser um tormento incessante. *Não censure a mulher que se apresenta suntuosamente. O luxo, provavelmente, lhe constitui amarga provação. *Não critique as pessoas gentis que parecem insinceras, à primeira vista. Possivelmente, estarão evitando enormes crimes ou grandes desânimos. *Não se agaste com o amigo mal-humorado. Você não lhe conhece todas as dificuldades íntimas. *Não se aborreça com a pessoa de conversação ainda fútil. Você também era assim quando lhe faltava experiência. *Não murmure contra os jovens menos responsáveis. Ajude-os, quanto estiver ao seu alcance, recordando que você já foi leviano para muita gente. *Não seja intolerante em situação alguma. O relógio bate, incessante, e você será surpreendido por inúmeros problemas difíceis em seu caminho e no caminho daqueles que você ama. Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz. Edição de Bolso. Rio de Janeiro, RJ: FEB. 1999.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Modos de Usar

As doações abençoadas da Misericórdia Divina constituem exatos medicamentos às nossas necessidades e pedem modo particular de uso. A inteligência exige burilamento constante no aprendizado construtivo. A saúde, sem atividade no bem, cede lugar à moléstia. A posse financeira não proporciona verdadeira alegria, quando vive a distância do socorro fraterno. A autoridade humana não constrói segurança para ninguém, quando adota regime de intemperança para si própria. O prestígio social reduz-se a simples aparência, se brilha sem base no esforço honesto. O conhecimento elevado, sem trabalho digno, é acelerador do remorso. O ninho familiar, sem o clima de concórdia, é via de acesso par o desequilíbrio geral. Assim, o amparo da Espiritualidade Maior traz em si mesmo a sugestão para o necessário aproveitamento. Observe, pois, a disciplina requerida na administração dos medicamentos espirituais que o Céu lhe envia, sabendo que os horários, doses e formas de emprego reclamam exatidão e persistência, boa-vontade e confiança para sanarem efetivamente os males que nos espoliam a vida íntima, de modo a que nos renovemos para mais altos destinos. Waldo Vieira / André Luiz (espírito)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Só Tú

Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida. - ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o! Friedrich Nietzsche